segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

EX-PREFEITOS DE TRIUNFO POTIGUAR

O poder Executivo de Triunfo Potiguar foi instalado em 1º de janeiro de 1996, quando nessa data tomou posse o primeiro prefeito do novo município, senhor LIFRAN MEDEIRO, juntamente com seu vice-prefeito, o senhor Antonio Balbino da Silva Leite, eleitos nas eleições municipais de 3 de outubro de 1996. 1.750 eleitores estavam aptos a votarem e teve um fato inusitado: pai e filho foram adversários e fizeram uma campanha com um clima de acirramento durante o período de cata ao voto. O agropecuarista e ex-vereador pelo município de Campo Grande, Lufran Medeiros (PPB), respaldado pela coligação “Vontade do Povo”, que era integrada ainda por PFL e PTB e o filho de Lufran, o funcionário do Detran-rn em Natal, Messias Medeiros, da coligação PL/PMDB, disputou com o pai, porém, o pai venceu o filho. Lufran não conseguiu conquistar sua reeleição no pleito eleitoral municipal de 1º de outubro de 2004, perdeu para seu opositor ANTONIO ESTEVAM

PREFEITOS

1 – Lufran Medeiros

Eleito em 03/10/1996

Posse em 01/01/1997

VICE – Antonio Balbino da Silva Neto

2 – Antonio Estevam

Eleito em 01/01/2000

Posse em 01/01/2001

3 – Antonio Estevam

Reeleito em 03/10/2004

Posse em 01/01/2005

Natural de Triunfo Potiguar, nascido a 5 de maio de 1949, filho de Pedro Estevam da Fonseca e de Maria de Lourdes Filha. É Casado com Maria Lúcia de Azevedo Estevam, e pai de cinco filhos.

VICE-PREFEITO

Manuel Estavam da Fonseca, natural de Triunfo Potiguar-RN, nascido a 6 de setembro de 1970. Eles venceram seus opositores: CARLOS AUGUSTO DE MEDEIROS (03/04/1961) e ALGENOR RIBEIRO DA SILVA (28/8//63)

ATUAL ADMINISTRAÇÃO

PREFEITO
ELEITO EM 05/10/2008
POSSE EM 01/01/2009
JOSÉ GILDENOR DA FONSECA , natural de Campo Grande, nascido a 7 de janeiro de 1973, com 1.954 VOTOS, EQUIVALENTE A 61,47 POR CENTO
VICE-PREFEITO
ALGENOR RIBEIRO DA SILVA, natural de Jucurutu, nascido a 28 de agosto de 1963
CANDIDATOS DERROTADOS
JONAS ESTEVÃO DA FONSECA , natural de Campo Grande, nascido a 21 de junho de 1974, contador, com 1.225 votos, equivalente a 38,53 por cento
Vice-prefeito
CARLOS AUGUSTO DE MEDEIOS, conhecido por Carlinhos, natural de Campo Grande, nascido a 3 de abril de 1961, comerciante

PRIMEIRA CÂMARA MUNICIPAL DE TRIUNFO POTIGUAR

A primeira Câmara Municipal de Triunfo Potiguar-RN, foi eleita no pleito eleitoral municipal de 3 de outubro de 1996 e instalada no dia primeiro de janeiro de 1997, ficando assim constituída:
1 - ALDENOR FIIRMINO DE ALMEIDA

2 - FRANCISCO BEZERRA WANDERLEY (15/6/1956)
3 - MANUEL MESSIAS, VUlgo "manequinho (17/5/60)
4 - FRANCISCO DAS CHAGAS NETO

5 - JOSÉ DE OLIVEIRA (23/06/1952)

6 - JOSELENE SOUZA DE MEDEIROS SILVA (19/11/1946

7 - MANOEL ESTEVAM DA FONSECA (06/11/1970)
8 - MANUEL ESTEVAM SOBRINHO

9 - VALDERALDO MEDEIROS DA SILVA (16/6/1966)

MAIS

MAIS

MAIS

MAIS

MAIS

VÁRIOS INFORMAÇÕES DE TRIUNFO POTIGUAR

FONTE - SITE WIKIPÉDIA

IDENTIFICAÇÃO

* Lei de Criação: n° 6.303
* Data: 26 de junho de 1992
* Desmembrado de: Campo Grande
* Microrregião do IBGE: Médio Oeste
* Zona Homogênea do Planejamento: Serras
* Índice de Desenvolvimento Humano: 0,578
* Esperança de Vida ao Nascer: 59,408
* Coordenadas Geográficas: latitude: 5º 52’ 01" Sul longitude: 37º 11’ 19" Oeste
* Área: 268,71 km², equivalente a 0,52% da superfície estadual.
* Altitude da Sede: 100 metros
* Distância em Relação à Capital: 254 km
* Limites:
o Norte – Espírito Santo do Oeste
o Sul – Campo Grande e Jucurutu
o Leste – Jucurutu
o Oeste – Campo Grande

Clima

* Tipo: clima tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono.
* Período Chuvoso: fevereiro a junho
* Temperaturas Médias Anuais:
o máxima: 32,0 °C
o média: 28,1 °C
o mínima: 21,0 °C
* Umidade Relativa Média Anual: 70%
* Horas de Insolação: 2.400

Formação Vegetal

Caatinga Hiperxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhado. Entre outras espécies, destaca-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.

Carnaubal - vegetação natural onde as espécies predominantes são a palmeira e a carnaúba. Os carnaubais são espaçados e iluminados.
Solos

Solos predominantes e características principais:

Bruno Não Cálcico Vértico - fertilidade alta, textura arenosa/argilosa, fase pedregosa, relevo suave ondulado.

Uso: pecuária extensiva, de maneira precária, recomenda-se intensificar o cultivo de palma forrageira para garantir alimento para o rebanho no período de estiagem e algum cultivo de milho, feijão e agave.

Aptidão Agrícola: regular e restrita para pastagem natural, apta para culturas de ciclo longo, como algodão arbóreo, sisal, caju e coco, algumas áreas indicadas para preservação da flora e da fauna ou para recreação.

Sistema de Manejo: médio e baixo nível tecnológico em que as práticas agrícolas dependem do trabalho braçal e da tração animal, com implementos agrícolas simples.
Relevo

De 200 a 400 metros de altitude.

Serras: João do Vale, das Carnaúbas, do Vital, dos Cajueiros, das Pinturas e Cabeço do Ererê.

Depressão sub-litorânea - terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude. Ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema.

Planalto da Borborema - terrenos antigos, formados pelas rochas Pré-Cambrianas como o granito, onde estão localizadas as serras e picos mais altos.
Aspectos Geológicos e Geomorfológicos

Geologicamente a área do município abrange terrenos pertencentes ao Embasamento Cristalino, representado por rochas dos Grupos Caicó e Seridó com idade do Pré-Cambriano Médio a Inferior (1.000 a 2.500 milhões de anos), caracterizado por migmatitos variados, granitos e granitóides, gnaisses, xistos, anfibolitos, cortados localmente por veios de quartzo, (pegmatitos com idade de 500 milhões de anos). Ao Sul encontra-se a serra João do Vale com elementos da Formação Serra do Martins é composta por arenitos médios à conglomeráticos, avermelhados ou amarelados, com níveis pelíticos locais, associados a sistemas fluviais. Geomorfologicamente trata-se de uma superfície tabular erosiva que é caracterizada por relevo residual de topo plano testemunho de superfície de erosão, geralmente limitada por escarpas erosivas, com diferentes níveis altimétricos.
Recursos Minerais Associados

Complexo Gnáissico-Migmetítico - rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.

Formação Jucurutu - mármore, utilizado como piso e revestimento, na indústria de cal e cimento, e como corretivo agrícola; paragnaisse - rocha dimensionada utilizada na construção civil.

Depósitos aluvionares e Paleodunas - bancos de areias e cascalho, materiais utilizados para construção civil.

Formação Serra do Martins - caulim, material utilizado na industria de papel e de cerâmica; arenito silicificado, rocha ornamental utilizado para piso e revestimento; rocha dimensionada, utilizada para construção civil.
Recursos Hídricos
Hidrogeologia


Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresentar fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentando uma vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60m, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/l com restrições para consumo humano e uso agrícola.

Aqüífero Aluvião: apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos de terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.
Hidrologia

O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica Piranhas - Açu.

* Rio Principal: Paraú
* Riachos Principais: do Gavião, Vaca Morta, Gameleira, Tapeio Arierê
* Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000m³: Inexistente

O município não dispõe de mananciais com qualidade e quantidade que permitam a implantação de obras de abastecimento. Portanto, fez-se necessário o beneficiamento de oferta d’água através do Sistema Adutor Médio Oeste, que tem como objetivo o abastecimento humano e dessedentação animal. Também conhecido como Adutora Dep. Arnóbio Abreu, o sistema possui uma extensão total de 153,300 km, a captação d’água bruta é feita na Barragem Eng. Armando Gonçalves, localizado no município de Jucurutu e possibilita uma vazão total de 89,50 l/s ou 322,20 m³/h.

MAIS

CONCLUSÃO

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Minha lista de blogs

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - A MAIOR FOENTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 12 BLOGS E 988 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR